A experiência da Conab na comercialização de produtos agropecuários será exibida nesta terça-feira (9) por técnicos da estatal no Fórum Brasil-África Subsaariana, em Dakar, no Senegal. Trata-se de um ciclo de palestras onde será apresentado o trabalho do governo brasileiro em vários setores, como o de segurança alimentar e nutricional. O objetivo é promover a transferência de tecnologia para a África.
A Conab vai abordar os mecanismos da agricultura familiar, com foco na formação de estoques e na doação de alimentos a comunidades em situação de insegurança alimentar, feito por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Criado em 2003, esta ação prevê a compra da produção dos agricultores familiares a preços justos e seu repasse a instituições sociais que assistem famílias pobres. “É a primeira vez que a Conab vai ao Senegal com esta finalidade”, explica Kelma Cruz, superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da estatal.
O Fórum é uma de três ações estratégicas do governo para aproximar o Brasil do continente africano e firmar acordos de cooperação nos setores agrícola, de biocombustíveis e soberania alimentar.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Conab