Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falta espaço para grãos em Mato Grosso do Sul

<p>Muitos produtores guardam a safra de verão a espera de melhores preços. A preocupação agora é com a chegada da safrinha.</p>

Redação (02/05/07) – Na safra de verão foram colhidas cinco milhões de toneladas de soja, 14% a mais do que na safra 2005/2006. A alta produtividade influencia no armazenamento.

Em Mato Grosso do Sul toda a capacidade de armazenamento de grãos está comprometida com a soja da safra de verão e cultivos de anos anteriores. A preocupação agora é com a comercialização destes grãos, para garantir o espaço de armazenamento do milho safrinha.

Na Conab de Dourados, a capacidade de armazenamento é de 20 mil toneladas. Hoje eles estão com 10 mil toneladas de soja, seis de milho e quatro de trigo.

“Dificilmente vai haver espaço suficiente, na região de Dourados, para armazenamento da safrinha de milho”, acredita Humberto de Oliveira, gerente da Conab / Dourados.

Em Mato Grosso do Sul foram cultivados mais de 700 mil hectares de milho – 20% a mais do que na safrinha de 2006.

A expectativa de aumento na produtividade preocupa também os armazéns particulares. Segundo o gerente da maior cooperativa agrícola do estado, aproximadamente 30% dos estoques devem ser vendidos em até dois meses, mas, ainda assim, os espaços não serão suficientes para armazenar o milho.

“A capacidade de secagem é uma capacidade longa. O milho realmente vai ser um problema. Estamos preocupados com a entrada da safrinha e tentando achar uma solução para isso”, afirma Roberto Pusch, gerente de cooperativa.