Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ferrugem da soja já está em 5 municípios

<p>Cinco municípios de Mato Grosso do Sul já confirmaram a ferrugem asiática, praga que afeta lavouras de soja, segundo informações do técnico da Fundação MS, Ricardo Brandão.</p>

Redação (06/12/06) – Estão no sistema de alerta da Embrapa Laguna Caarapã, Aral Moreira, Antônio João, Chapadão do Sul e Naviraí. Informações anteriores davam conta de um foco em lavoura experimental de Maracaju, o que a fundação não confirma.

Segundo Barros, a doença chegou com 14 dias de antecedência em relação à safra passada no Sul do Estado, mas na região de Laguna Caarapã chegou mais tarde, o que pode ser atribuído ao vazio sanitário entre 1 de julho e 31 de setembro.

O técnico afirma que o produtor tem de estar atento aos primeiros sintomas da doença, fazer o monitoramento das condições climáticas e da evolução dos focos em sua propriedade. Além disso, afirma, o sistema de alerta tem atualizado diariamente os dados sobre o avanço da ferrugem. Monitorar as lavouras é importante para que o produtor conheça o momento exato para aplicação do defensivo. As chuvas ajudam da proliferação do fungo, que se dá por meio de esporos.