Técnicos da área de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, hoje (04/08), a sexta etapa de inspeção dos estoques públicos em armazéns das regiões Centro-Sul e Nordeste. O trabalho segue até o próximo dia 14 de julho e vai fiscalizar mais de 1,5 milhão de toneladas de produtos adquiridos por meio de programas governamentais, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Contratos de Opção, Agricultura Familiar, Fome Zero, além de reservas da própria companhia e de terceiros.
Serão inspecionados estoques de milho, trigo, café, feijão e sisal em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Sergipe. Pelo menos 80% do milho está em Mato Grosso. No total, a equipe da Conab vai realizar nove rodadas de fiscalizações neste ano, além de outras especiais, como no caso dos programas de subvenção econômica, visitando todas as regiões com estoques governamentais .
Seguro Rural – Também este mês serão inspecionados Prêmios de Seguro Rural, desta vez com 200 apólices, referentes ao primeiro quadrimestre de 2009. Serão visitadas propriedades rurais localizadas, principalmente, na região Centro-Sul. O trabalho faz parte de uma parceria da Conab com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que coordena a ação.
No mês passado, os técnicos concluíram a última etapa da programação de 2008, com o fechamento do terceiro quadrimestre do ano. Foram vistoriadas 1.498 propriedades em 17 estados, sendo grande parte (65%) em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul,x contingente que representa a amostragem de 2% das apólices requeridas junto ao Mapa. Entre as lavouras avaliadas, foram mensurados 162 mil hectares de soja, milho, arroz, uva, caqui, florestas e outros produtos, com utilização de tecnologia de geoprocessamento.