Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo apóia comercialização de quase 300 mil toneladas de grãos

<p>Foram beneficiados produtores rurais do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.</p>

Redação (18/09/2008)-  A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta quinta-feira (18), quatro leilões para apoiar a comercialização de vinho, milho e trigo. As operações garantiram a venda de 291,68 mil toneladas de alimentos e 3,94 milhões de litros de vinho. Foram beneficiados produtores rurais do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Nos leilões destinados ao mercado de milho foram negociados 7.400 contratos de opção de venda para os agricultores mato-grossenses, amparando a venda de 199,80 mil toneladas. Os agricultores têm até o dia 31 de outubro para manifestar a entrega do produto ao governo. O preço de exercício é R$ 14,52 para cada saca de 60 quilos.

A Conab também negociou Prêmios de Operações de Risco (Prop) para 915 contratos privados de opção de venda de milho. Nesta modalidade, os arrematantes se comprometem a adquirir o grão de agricultores da região norte do Mato Grosso e escoar para o Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Já na rodada de Prêmio de Escoamento do Produto (Pep) de vinho foram comercializados 99,60% dos lotes. Com a operação, os vitinicultores do Rio Grande do Sul asseguraram a venda de 3,94 milhões de litros da bebida.

Também foram negociados 2.488 contratos de opção de venda de trigo para produtores o Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Cada contrato de 27 toneladas tem vencimento em 31 de março de 2009 e preço de exercício de R$ 15.930.