Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo fala sobre soja transgênica

Lula convoca ministros para tentar acordo sobre soja geneticamente modificada.

Da Redação 26/03/2003 – A indefinição da comissão interministerial criada para encontrar uma solução para a safra transgênica levou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a tomar a frente dos debates. Nesta terça-feira (25), Lula convocou às pressas ao Palácio do Planalto os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Meio Ambiente, Marina Silva, para uma reunião sobre a venda da atual produção de soja. Até o início da noite, porém, o governo ainda não havia conseguido chegar a um consenso.

Esses dois ministérios têm posições antagônicas sobre o mesmo assunto. O Meio Ambiente, em sintonia com os movimentos ambientalistas, quer a exportação do produto ou a rotulagem da soja a ser vendida no mercado interno. O Ministério da Agricultura defende a comercialização normal da atual safra. A cúpula do Palácio do Planalto, porém, reconhece que é difícil viabilizar a alternativa da exportação e está particularmente preocupada com o impacto das medidas sobre a economia dos pequenos e médios produtores rurais do Estado. Uma fonte do governo adiantou que Lula chegou a comentar que a saída seria mesmo vender essa safra de soja também no mercado interno.

A Casa Civil não está alheia ao peso político da decisão, já que dentro de uma organização como a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetag), por exemplo, estão aglutinados representantes de partidos aliados, como o PSB, PDT e o próprio PT. Em Brasília, já se comenta que quanto mais o tempo passa maior o risco desse produto se desvalorizar no mercado internacional.

Lula chegou a determinar que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, se reunisse com Marina e Rodrigues para encontrar um ponto comum o mais rápido possível. Entre uma reunião e outra no Palácio, Marina chegou a procurar o apoio do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que está ao lado das posições do Meio Ambiente. O impasse, no entanto, resistiu ao empenho político do presidente.

Nesta quarta-feira, dia 26, pela manhã, a reunião prossegue no Palácio do Planalto. O prazo para uma definição sobre a venda da soja transgênica, instituído pela própria comissão, termina nesta quinta-feira, 27.