O preço dos grãos deve cair no ano que vem, com crescimento da safra de milho, somado à redução do consumo nos países desenvolvidos, devido à crise internacional, segundo informou o diretor de política agrícola da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Silvio Porto.
“O cenário para o ano que vem é bom, mesmo com redução da produção do arroz e feijão. Acreditamos que com crescimento da produção de milho e redução do consumo no exterior, a tendência é de queda de preços e acreditamos que devemos fazer mais intervenções no ano que vem do que este ano”, afirmou Porto. Esse será um bom momento para que o governo eleve seus estoques, pagando preços mais baixos, destacou Porto.
Hoje pela manhã o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa)divulgou que a produção nacional de grãos para a safra 2011/12 deve chegar a 158,726 milhões de toneladas, uma redução de 2,6% em relação as 162,958 milhões de toneladas colhidas na última safra. Porém, a produção de milho cresceu 4,9% na mesma comparação, informou o Ministério.