Redação (19/02/2009) – O que agricultores precisam saber para manter a produção de milho saudável e livre de pragas? Pensando em facilitar a rotina no campo, principalmente para quem lida com o cultivo deste cereal considerado de extrema importância na vida das pessoas e base alimentar de muitos povos, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), lançou um guia especial sobre o assunto.
Editado em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), o Manual de identificação de pragas do milho e de seus principais agentes de controle biológico representa uma importante fonte de referência, na qual estão reunidas informações e muitas ilustrações relacionadas aos sintomas e às formas de reconhecimento de cada um dos tipos de praga.
De fácil manuseio, o livro vem atender a uma demanda recorrente pela dificuldade de informações simplificadas e apresentadas de maneira prática, voltadas à identificação de insetos em suas diferentes fases, bem como aos danos causados por eles. Apesar de dedicado à cultura do milho, o manual pode ser adotado em outros cultivos.
Nele são apresentados, em dois capítulos, detalhes sobre pragas subterrâneas, de superfície, do colmo, da parte aérea e da espiga, além de dados sobre insetos benéficos (parasitóides e predadores). Ao final das 190 páginas, é oferecida ainda uma lista de outras publicações recomendadas para quem quiser mais informações sobre o assunto.
Manual de identificação de pragas do milho e de seus principais agentes de controle biológico pode ser adquirido por R$ 14,00, na Livraria Embrapa, por meio do endereço eletrônico [email protected] ou pelos telefones (61) 3448 4236 ou (61) 3340 9999.