Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Iagro confirma focos de ferrugem asiática da soja em São Gabriel do Oeste (MS)

<p>A informação sobre a doença foi recebida pela Gerência de Defesa Sanitária Vegetal através de escritórios de assistência técnica do município.</p>

Redação (10/12/2007)- A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) confirmou focos de ferrugem asiática da soja em propriedades de todas as regiões de São Gabriel do Oeste, a 141 quilômetros de Campo Grande. A informação sobre a doença foi recebida pela Gerência de Defesa Sanitária Vegetal através de escritórios de assistência técnica do município.

A Iagro alerta os sojicultores da região que façam o monitoramento e as medidas preventivas de controle da ferrugem conforme orientação técnica. “Os produtores não devem ter medo de comunicar à Agência a existência de focos nas propriedades, pois eles devem ser parceiros na prevenção da doença, sendo indispensável a informação tão logo ocorra o aparecimento da ferrugem”, afirma a gestora em Defesa Sanitária Vegetal Glaucy Ortiz.

Lei
De acordo com a Lei 3.333 de 21 de dezembro de 2006, a partir da safra 2007/2008 todos os produtores são obrigados a fazer o monitoramento e comunicar os focos de ferrugem à Iagro. Além disso, os laboratórios que identificam a doença devem comunicar ao órgão. O telefone 0800 647 2788 está disponível para comunicações e esclarecimento de dúvidas.

Ainda segundo a lei, toda área com plantio de soja deve ser cadastrada na Iagro, através do link disponível desde o dia 1º de setembro no site da Agência (www.iagro.ms.gov.br), onde devem ser discriminadas também as variedades a serem plantadas, além do aparecimento da doença.

1º foco
Na segunda-feira (3), foi confirmado o primeiro foco de ferrugem asiática da soja no Estado, detectado em Aral Moreira, pela Fundação MS de Maracaju. De acordo com a gestora, quinta-feira (13), os engenheiros agrônomos da Iagro reúnem-se na sede do órgão, na Capital, para atualizar os procedimentos nas ações de defesa sanitária no controle e prevenção da ferrugem.

Ferrugem
A ferrugem asiática pode se manifestar em qualquer estágio de desenvolvimento da cultura e atenção maior deve ser dada à fase de floração, sendo o monitoramento fator fundamental para a identificação da doença na fase inicial, essencial para um eficiente controle químico. A comunicação do foco à Iagro é mais uma fonte de divulgação aos produtores vizinhos que devem intensificar o monitoramento para detecção da doença.

Vazio
O vazio sanitário – que vigorou de 1º de julho a 30 de setembro – é uma estratégia com a finalidade de diminuir a disseminação do fungo nos primeiros plantios. O maior beneficiário com as medidas adotadas são os produtores rurais, principalmente, com o retardamento da entrada da doença na lavoura o que propiciará a redução dos custos com a aplicação de fungicidas.