Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Identificados mais três focos de ferrugem em lavouras de soja

<p>Há uma semana, o primeiro foco da doença tinha sido identificado em uma lavoura comercial de Aral Moreira (MS).</p>

Redação (13/12/2007)- Mais três focos de ferrugem asiática foram encontrados em lavouras de soja da safra 2007/08, de acordo com informações do Consórcio Antiferrugem. No total quatro focos foram identificados nesta safra, ante 75 no mesmo período do ano passado. Há uma semana, o primeiro foco da doença tinha sido identificado em uma lavoura comercial de Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul. Nos últimos dias foram identificados um foco em Antonio João, no mesmo Estado, um foco em Quedas do Iguaçu, no Paraná e outro em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Este último foi encontrado em uma unidade de alerta da Syngenta.

O número de focos encontrados até o momento é pequeno se comparado ao do mesmo período do ano passado porque o plantio ocorreu mais tarde na atual safra por conta de um prolongado período de estiagem entre agosto e outubro. O vazio sanitário, período sem cultivo de soja, também contribuiu para a diminuição. Em 2006, os primeiros focos apareceram no dia 10 de novembro e totalizaram 2.778 casos até o final da safra.

Desde que o consórcio foi instituído para monitorar os focos, no ciclo 2004/05, os casos da doença aumentaram de forma expressiva. Naquele ano, 450 focos foram identificados; em 2005/07 o número saltou para 1.359 e dobrou um ano depois. Na safra passada as perdas provocadas pela doença chegaram a 2,67 milhões de toneladas de soja.

Estados Afetados:

Na última safra, os Estados que mais registraram ferrugem foram Bahia (747 focos), Paraná (662), Mato Grosso do Sul (613), Rio Grande do Sul (407) e Maranhão (172). O verão é a época mais propícia para o aparecimento do fungo que provoca a doença, razão pela qual as entidades participantes do consórcio pedem que os produtores intensifiquem a fiscalização das lavouras. O acompanhamento dos focos pode ser feito por meio do site www.consorcioantiferrugem.net.