Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Igualdade para transgênicos

A Federação da Agricultura do Paraná pede na Justiça que o plantio de soja transgênica seja liberado para todos os produtores, mesmo os que não assinaram o termo de compromisso no ano passado.

Da Redação 10/11/2004 – De acordo com a Medida Provisória publicada mês passado pelo governo federal, a comercialização de semente não está liberada, portanto, apenas quem plantou em 2003 teria armazenado grãos para semear nesta safra. O Globo Rural foi ouvir um representante da Faep, em Curitiba.

“Pela Medida Provisória 223, somente 554 produtores, no Paraná, podem produzir transgênicos este ano. Os outros produtores produziram também transgênicos no ano passado, mas com medo da pressão do governo, plantaram clandestinamente. Este ano, outros querem plantar e já compraram semente de soja do Rio Grande do Sul ou de produtores do Paraná, querem plantar porque havia a expectativa de que seria aprovada uma lei de biossegurança no Congresso Nacional. O governo federal assinou que haveria respaldo legal para que eles produzissem. Teve uma declaração do ministro da Agricultura nesse sentido. Está todo mundo se preparando para poder plantar e foram surpreendidos por uma medida provisória que é extremamente discriminatória”, diz Carlos Augusto Albuquerque, assessor econômico da Faep.

A Federação da Agricultura do Paraná espera que a Justiça decida o caso até o começo da semana que vem.