Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Incerteza para o milho

Safra brasileira só se definirá com a safrinha. Chuva dificulta a colheita de verão, sem contar com a grande redução de área plantada.

Incerteza para o milho

O cenário do milho no Brasil remete à escassez de oferta em todas as regiões. No Paraná, ainda no início da colheita da safra de verão, o produto é comercializado apenas em pequenos volumes entre vendedores e pequenos criadores de aves e suínos, os quais não participam dos leilões da Conab. O preço médio verificado em janeiro de 2010 era de R$ 14,58/sc 60 Kg. Já neste ano, o cereal apresenta preço médio de R$ 22,84. Por esse fato, compradores aguardam a pressão de safra para aquisição do produto, ou, não havendo possibilidades de espera, aproveitam a oportunidade dos leilões do governo, abastecendo-se com o estoque governamental de milho.

A chuva que cai sobre algumas regiões, dificulta a colheita desta safra de verão, sem contar com a grande redução de área plantada, resultante de alguns fatores como: a) preços baixos praticados na safra anterior; b) maior custo de produção do cereal em se comparado com a soja; c) maior risco de produtividade em função de suas característica fisiológicas; e d) previsões de estiagem (fenômeno La Niña); fizeram o produtor optar pela substituição no plantio de milho pela soja.