Redação (19/12/2007)- A Índia, país que é o maior fornecedor de farelo de soja da Ásia, está a caminho de registrar exportações recorde da ração animal este ano, após ter comercializado 2,5 milhões de toneladas do produto desde outubro passado, disse um porta-voz do setor de processamento de soja do país.
As vendas de farelo indiano já realizadas responderam por mais da metade da meta fixada para as exportações, de 4,5 milhões de toneladas para o ano de comercialização a ser encerrado em setembro de 2008, num momento em que países compradores como a China buscam fornecedores em meio à escassez mundial, disse em entrevista concedida a partir de Indore, na região central da Índia, Rajesh Agrawal, da Associação de Processadoras de Soja da Índia. As comercializadoras do farelo entregarão o produto até fevereiro do ano que vem.
A Índia concorre com o Brasil e a Argentina no setor de vendas de farelo de soja para países como China, Vietnã, Indonésia e Coréia. "O farelo de soja indiano continua a ser alvo de uma grande demanda por parte dos compradores da China, da Europa e do Sudeste Asiático", disse Agrawal. (Bloomberg News)