Redação (23/10/2008) – Por isso, insumos agropecuários fazem parte das linhas de pesquisas incluídas no programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O programa, coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), prevê a concessão de bolsas para pesquisas que visam aperfeiçoar os métodos de fiscalização dos insumos usados na agricultura e pecuária. Inspeção sistemática do Mapa tem a finalidade de certificar a segurança alimentar e assegurar a produtividade da agropecuária.
Além disso, as ações de fiscalização da SDA fundamentam-se na técnica e na ciência preconizada pelo Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias e pelo Acordo de Obstáculos Técnicos ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Áreas de pesquisa – A pesquisa no setor envolve a avaliação do uso de determinado produto nas plantações ou o emprego de medicamentos veterinários em animais criados para a produção de carnes e leite, que podem comprometer de alguma forma o produto final. “A avaliação do uso de agrotóxicos, do impacto no preço final, a influência na qualidade do produto e a interferência na produtividade são outros temas de interesse para o desenvolvimento da fiscalização de insumos agrícolas”, completa o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Estão incluídas, também, opções de pesquisa sobre o aproveitamento agrícola de subprodutos agroindustriais e de resíduos urbanos, a identificação e determinação de índices de tolerância e medidas de controle de toxinas na alimentação animal, bem como o estudo de avaliação do impacto da alteração na eficácia e segurança dos produtos veterinários.