Em pauta, foram expostos os problemas que o setor atravessa, alertando sobre possíveis desequilíbrios de estoques que podem ocorrer este ano, buscando, desta forma, um equilíbrio de preços durante os períodos do ano e soluções para uma harmonia no setor. Foram debatidos ainda a implementação de seguro para safra de inverno, o aumento do limite de financiamento do milho para safra de verão, estudos de contratos de opções entre o produtor/governo e governo/indústria, a reestruturação da P.E.P e V.E.P juntamente com a indústria, soluções para os transgênicos, estudos sobre o limite de estoque de passagem/exportações e o estabelecimento do preço mínimo do trigo.
Sobre todos estes aspectos, a expectativa maior girou em torno de uma solução urgente para o abastecimento interno do milho durante 2003/2004. O governo já tomou algumas medidas, como o aumento do limite de financiamento do milho e a abertura do financiamento do sorgo para a safrinha, mas foi um pouco tarde, pois o produtor já estava com seu planejamento comprometido. Portanto, será de suma importância que o governo defina e anuncie, no máximo, entre março e abril/2003, a política agrícola, principalmente do milho para a safra de verão 2003/2004.
Neste encontro com o Dr. Ivan Wedekin, a Comissão de Macro-Ingredientes buscou estreitar as relações entre o Sindirações e toda a cadeia do milho, soja e trigo com o MAPA, pretendendo formatar uma série de novos encontros em 2003 para discutir futuras polêmicas e trazer melhores soluções para ambos segmentos.