Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Legislação do milho

Nova legislação para milho tem consulta pública prorrogada. Proposta de Instrução Normativa recebe sugestões até janeiro de 2011.

Legislação do milho

Atendendo a reivindicações do setor produtivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou, por mais 180 dias, a consulta pública do texto para as novas regras de classificação do milho no Brasil.

A proposta de instrução normativa dispõe sobre requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem para o produto. As exigências de qualidade são definidas em função do uso proposto, consistência, formato, tamanho, cor do grão e limites máximos de tolerância para classificação do milho em tipos.

O coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Fernando Penariol, ressalta a importância da revisão do padrão oficial de classificação do milho, estabelecido por uma portaria de 1976,  que necessita de ajustes. “A consulta pública é importante, pois é o momento para que todos os segmentos da cadeia produtiva do setor avaliem o projeto e enviem sugestões”, ressalta o coordenador.         

“O objetivo da prorrogação da consulta pública é permitir a conclusão dos trabalhos de avaliação do projeto submetido à consulta pública, bem como levantar dados referentes ao milho safrinha”, explica Karina Leandro, chefe da Divisão de Normas Técnicas do Mapa. Ela acrescenta que as propostas recebidas durante a consulta pública serão discutidas e consolidadas em reunião nacional, que ocorrerá em fevereiro de 2011.   

As sugestões devem ser encaminhadas para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, no endereço eletrônico [email protected] ou para o endereço postal: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, sala 338, CEP 70.043-900, Brasília (DF).