Os leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para pagamento de subvenção aos agricultores que cultivam grãos e fibras, começam na próxima terça-feira (21/07). Os produtores de milho de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal poderão arrematar ajuda para comercializar 500 mil toneladas de cereal. Já os produtores de algodão em pluma da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins terão incentivos para comercializar 266,37 mil toneladas da fibra.
Nos dois casos a ajuda será paga por meio de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), modalidade em que o produtor rural, ou sua cooperativa, recebe subvenção para equalizar a diferença entre os valores de referência do governo e os preços pagos aos produtores no mercado.
A estatal também divulgou que, no dia 28 de julho, vai realizar um leilão de Prêmio para o Escoamento (Pep) de 500 mil toneladas de milho cultivados em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todos os leilões fazem parte do pacote de ajuda de até R$ 900 milhões anunciado no início da semana.