Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

INSUMOS

Maior demanda impulsiona os preços da soja no mercado interno

Valorização da soja está ligada a uma demanda crescente, tanto no mercado externo quanto no mercado doméstico

Maior demanda impulsiona os preços da soja no mercado interno

Os preços da soja tiveram um significativo aumento no mercado interno na semana passada, impulsionados por uma combinação de fatores que estão moldando o cenário para a oleaginosa. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a valorização da soja está ligada a uma demanda crescente, tanto no mercado externo quanto no mercado doméstico.

A indústria esmagadora de soja no Brasil está atenta ao aumento da procura pelo farelo de soja, o que tem impulsionado a demanda pela matéria-prima. Esse aumento na procura é uma consequência direta das demandas internacionais e da necessidade de suprir as cadeias globais de abastecimento.

Além disso, as irregularidades climáticas também desempenham um papel importante nesse cenário. Produtores de soja nas regiões Sul e Sudeste do país relatam um excesso de umidade em algumas áreas, o que tem dificultado o progresso das atividades de campo. Por outro lado, agricultores do Centro-Oeste do Brasil estão preocupados com as altas temperaturas e os baixos índices pluviométricos, que podem afetar a produtividade da safra.

Esses fatores combinados têm criado um ambiente de mercado onde a oferta de soja pode ser afetada, ao mesmo tempo em que a demanda se mantém sólida, o que naturalmente leva a um aumento nos preços da soja. Os produtores e agentes do mercado estão atentos a essas dinâmicas em constante mudança, adaptando suas estratégias à medida que o mercado continua a evoluir.