Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Mais crédito para o milho

Governo amplia limite adicional de crédito para produtores de milho no Mato Grosso. Objetivo é aumentar a capacidade de produção do grão na safra 2011/2012.

Mais crédito para o milho

O governo ampliou o limite adicional de crédito à disposição dos produtores de milho do centro-oeste. O objetivo dos técnicos do governo é aumentar a capacidade de produção do grão já na atual safra, 2011/2012, por meio da ampliação em R$ 500 mil, por produtor, do crédito rural destinado ao financiamento de custeio. “É uma preocupação muito específica: controlar a inflação”, disse um técnico.

No texto do Conselho Monetário Nacional (CMN), que autoriza a elevação de crédito, a justificativa é “não prejudicar o abastecimento interno e a exportação”. Segundo Francisco Erismá, coordenador de crédito rural e normas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, as medidas visam a fortalecer a produção de uma cultura que “produz impacto poderoso em outras cadeias produtivas”.

A avaliação do governo é que o preço da saca de milho deve cair até o fim do ano por uma combinação entre estímulos à produção interna, como a ampliação de crédito, e perda de força dos preços negociados no mercado internacional.