Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais de 100 mil sacas da soja da variedade Inox para 09/10

A variedade é resistente à ferrugem e deve revolucionar o plantio da cultura.

Redação (09/03/2009)- Serão colocadas no mercado nesse ano mais de 100 mil sacas da soja da variedade Inox, a cultivar resistente à ferrugem, que foi criada em Mato Grosso e deverá ser a revolução mundial da cultura. O volume abastecerá o plantio da safra 09/10 que se inicia em outubro. Os produtores de semente preparam-se para efetuar a colheita da variedade a partir do mês de abril, mas, a comercialização entre os produtores de semente e os sojicultores já está ocorrendo por meio da realização de contratos futuros. A estimativa é que a variedade reduza o número de aplicação de fungicida por hectare, de 2,5 para 1,5.

O pesquisador da Fundação Mato Grosso, Sérgio Suzuki, disse ontem durante a Tecnocampo 2009, que o produtor que optar em plantar a Inox terá maior facilidade para controlar a ferrugem na lavoura. "Se o produtor tinha dez dias para aplicar o produto, com a Inox terá uma janela de aplicação mais longa. Com isso, a perda será menor e a qualidade do grão melhor".

Suzuki ressalta que atualmente o produtor tem duas ferramentas para auxiliar a produtividade na lavoura, que são o fungicida e o vazio sanitário. Ele coloca que a variedade Inox passará a ser a terceira ferramenta do sojicultor.