Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais de 300 mil toneladas de milho estão estocadas em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária salienta que as vendas poderiam ser maiores, não fossem fatores específicos.

Redação (01/04/2009) – Mato Grosso registrou, até o último dia 20, aproximadamente 330 mil toneladas de milho da safra 2007/08 estocadas, o que representa 4,3% da produção estadual. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ele aponta ainda que desse volume a região Sudeste ainda mantém a maior participação, ou seja, 51% do montante.

Levantamento divulgado pelo Imea aponta que, até este mês, a comercialização da safra de milho atingiu os 95,7%. Frente a fevereiro houve evolução já que os índices saíram da casa dos 92%. No entanto, o instituto salienta que as vendas poderiam ser maiores, não fossem fatores específicos.

“Esse estoque de passagem seria habitual caso o Estado já não tivesse semeado uma nova safra. Ainda há o agravante de que os agentes de mercado, por atuarem também nas compras e recebimento de soja, de certa forma colocaram o milho em segundo plano na logística de escoamento e armazenagem”, descreve o levantamento.

Com relação às vendas antecipadas da safra 2008/09, cuja semeadura foi encerrada semana passada, o Imea aponta que os acordos diminuíram o ritmo significativamente, visto que os compradores não mantiveram a intensidade das compras. Apenas como referencial de preço, indicou-se R$12,50 para entrega em julho em Lucas do Rio Verde.