Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MAPA divulga novas regras para leilões de soja

<p>Serão ofertadas 1,4 milhão de toneladas, em duas modalidades.</p>

Redação (23/06/06)- O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou hoje datas, volumes e os novos mecanismos de apoio à comercialização de soja, que irão garantir prêmio de equalização para o produtor. Serão ofertadas 1,4 milhão de toneladas, em duas modalidades: o Prêmio de Equalização para o Produtor de Soja (PEPRO) e o Prêmio de Equalização da Soja (PESOJA). Os sistemas irão substituir o Programa de Opções Privada (PROP) para soja.

O primeiro leilão ocorrerá no dia 30 de junho, quando serão ofertadas 700 mil toneladas do grão por meio do PESOJA. Nesse formato, o prêmio equalizador é pago às indústrias e tradings que comprovarem a aquisição de soja de produtores rurais e/ou suas cooperativas, bem como seu escoamento. Estas empresas repassam o prêmio aos produtores, garantindo preços superiores ao do mercado.

O PESOJA atinge também a parcela de produtores com contratos de pré-venda. Isto é, produtores rurais que ainda não realizaram a venda do grão, mas que encaminharam o produto para uma unidade armazenadora com nota de venda com preços a fixar. O aviso do leilão será divulgado amanhã (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O segundo leilão está marcado para o dia 04 de julho e também será de 700 mil toneladas, mas desta vez na modalidade Prêmio de Equalização para o Produtor de Soja (Pepro). Neste caso, o prêmio é pago ao produtor rural e/ou sua cooperativa pela venda e o escoamento do produto, como garantia do valor de referência. O edital será disponibilizado na próxima terça-feira, dia 27 de junho.

De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Ivan Wedekin, o novo formato de repasse da equalização é resultado de negociação entre o ministério, Conab, indústria e produtores. O governo disponibilizou R$ 1 bilhão para apoio à comercialização do grão.