Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho

Mapa publica zoneamento agrícola para o cultivo no Paraná

O novo zoneamento prevê o encurtamento da janela de plantio em um decêndio, em média, de acordo com análise da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec)

Mapa publica zoneamento agrícola para o cultivo no Paraná

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31/07), a portaria nº 68, que define o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do milho para a safra 2017/18 para o Estado do Paraná. De forma geral, o novo zoneamento prevê o encurtamento da janela de plantio em um decêndio, em média, de acordo com análise da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec).

Entre as novidades do Zarc, está a segmentação dos riscos climáticos em níveis de 20, 30 e 40%. Nesse caso, não se observam mudanças significativas para o nível de risco nos solos argilosos que, de forma geral, estão zoneados para o nível de risco de 20% para todo o período. Entretanto, os solos de textura média e arenosa estão têm parte considerável das janelas de plantio zoneadas nos níveis de risco de 30% e 40%. Um exemplo é o município de Palotina, para o qual o Zarc prevê plantio com 20% de risco para entre os decêndios 26 e 36 para os solos argilosos; para os solos de textura média a janela de plantio é a mesma, mas com nível de risco de 30%.