Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Maringá perde 13% do milho safrinha

<p>Os problemas com o clima prejudicaram a produção e muitas propriedades na região já se preparam para o plantio de verão.</p>

Redação (24/08/06)- milho safrinha na região de Maringá (PR) não foi suficiente para representar um aumento expressivo na quantidade de grãos da safra deste ano. Os problemas com o clima prejudicaram a produção, que teve uma quebra de 13%, em relação à estimativa inicial. A situação ainda foi pior para quem plantou trigo, que perderam cerca de 40% da produção.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), foram plantados este ano na região de Maringá mais de 139 mil hectares de milho safrinha e 29 mil hectares de trigo. De acordo com o economista do Deral, Dorival Basta, os agricultores optaram pelo milho, porque o custo do trigo estava muito alto na época do plantio e não existe mercado para venda do grão. Ontem, a saca de 60 quilos de milho estava sendo comercializada por R$ 11,50 e a de trigo por R$ 21,50. “O problema é que os produtores de trigo não tem para quem vender. O grão é praticamente todo importado”, explicou.

O trigo diminuiu cerca de 35% na região e o milho cresceu de 129 mil hectares de área plantada para 139 mil. Mesmo assim, a seca prejudicou a formação dos grãos e a safra desse um pouco maior que a de 2005. A região de Maringá não deve colher mais de 40 toneladas em relação ao ano anterior. A colheita dos dois grãos estão praticamente encerradas. O Deral estima que cerca de 90% das propriedades já estão se preparando para a o plantio de verão.