Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado de corantes para semente cresce 50% ao ano

O mercado de corantes para sementes movimenta anualmente cerca de R$ 60 milhões, no Brasil, com a comercialização de 1,2 mil toneladas do produto.

Da Redação 31/01/2003 – A lei, que estabelece a obrigatoriedade na utilização de corantes em sementes que receberam tratamento fungicida, provocou um aumento de 50% nos negócios das pequenas indústrias de corantes.

Trata-se do dispositivo n 9972 de 25 de março de 2000, que possibilita a seleção de produtos para diferentes usos, identificando os produtos inadequados para consumo humano e animal.

O mercado de corantes para sementes movimenta anualmente cerca de R$ 60 milhões, no Brasil, com a comercialização de 1,2 mil toneladas do produto. No Brasil, existem menos de dez pequenas empresas que produzem corantes para sementes.

O corante utilizado na semente serve para identificar o produto que já recebeu tratamentos químicos. Segundo o pesquisador da Embrapa, Pedro Moreira, as empresas que possuem autorização do Ministério da Agricultura comercializam corantes de qualidade e inofensivos às lavouras e consumo humano.