De acordo com boletim do USDA, a colheita da safra norte-americana de soja chega 91%. O ritmo dos trabalhos está cinco pontos percentuais atrás do ano passado – e também da média histórica. Houve progresso de apenas três pontos na semana. As porções ao norte começam a ver com mais frequência a ocorrência de neve. Isto pode resultar em perdas de qualidade e também de quantidade, uma vez que os trabalhos de campo estão relativamente atrasados.
Com o feriado em São Paulo, o mercado brasileiro de soja ficou completamente paralisado nesta terça-feira. Os prêmios nos portos seguem enfraquecidos, afetando diretamente os preços de exportações. Ao mesmo tempo, as indústrias mostram-se bem abastecidas e pouco dispostas a elevar suas apostas de compra. Com a queda dos negócios nos portos e com a antecipação da colheita, o abastecimento interno parece garantido no período de entressafra, sem maiores sobressaltos.
Algumas indicações isoladas de compra no oeste do estado se situaram na faixa de R$ 77,00/78,00, com prazos que vão entre fins de dezembro e início de janeiro. Em Paranaguá, indicações na faixa de R$ 84,00/85,00, com pagamentos alongados para 30/40 dias.