Redação (15/07/2008)- Mais da metade das duas mil toneladas de milho destinadas ao Programa Vendas em Balcão, no Amazonas, já estão disponíveis no armazém da Conab, em Manaus. O produto é destinado a pequenos criadores rurais e da agroindústria de pequeno porte, que adquirem o grão em pequena escala para uso na ração animal. O último lote foi embarcado na semana passada oriundo dos estoques do Mato Grosso.
Segundo o superintendente da Conab no Amazonas, Thomaz Silva, a remoção faz parte da política do governo de abastecer as regiões cuja produção agrícola ainda não atende a demanda. “Em 2007, a estatal vendeu aproximadamente 4 mil toneladas de milho, atendendo 835 criadores”, lembra. O preço atual de comercialização é de R$ 0,53 o quilo, ou R$ 26,50 a saca de 50 kg, e o limite mensal por cliente é de 14 toneladas, considerando o plantel do criador rural.
Thomaz diz, ainda, que os produtores interessados na compra do produto devem efetuar o cadastro junto à regional da Companhia no estado. Os documentos exigidos são: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Carteira de Produtor Rural. O programa atende, além do produtor, associações, cooperativas, universidades, escolas agrícolas, prefeituras e secretarias de produção localizadas em qualquer município do Amazonas.
Além da capital, fazem parte do programa Vendas em Balcão os produtores rurais dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Careiro, Lábrea, Tefé, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes e Urucará. De acordo com o superintendente regional, a demanda do programa está estimada em 500 toneladas/mês.