O semiárido nordestino, por conviver com as secas, que afetam a produção e a produtividade agropecuárias tanto pela escassez quanto pela irregularidade de distribuição das chuvas, precisa de variedades que sejam precoces. Por isso, a cultivar de milho BRS Gorutuba é a mais nova opção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para os produtores da região semiárida brasileira. Ela foi apresentada aos agricultores daquela região durante o Semiárido Show, feira voltada para a Agricultura Familiar do Semiárido, que ocorreu de 22 a 25 de agosto, no Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina, PE.
Além disso, a variedade BRS Gorutuba é uma boa opção para o escalonamento de plantio, possibilitando ao produtor atender às exigências do zoneamento agrícola de risco climático em plantios tardios em regiões de grande potencial agrícola, como a do Agreste Nordestino.
Além de suas boas características agronômicas, a BRS Gorutuba atinge o florescimento masculino seis a sete dias antes das variedades precoces, o que pode resultar em uma diferença de até 20 dias para a maturação fisiológica. A cultivar é resultado de pesquisa das Unidades da Embrapa: Tabuleiros Costeiros, Milho e Sorgo, e Transferência de Tecnologia.
Para adquirir sementes do milho BRS Gorutuba, entre em contato com os parceiros da Embrapa.