O programa Valore, da Bayer CropScience, acaba de certificar o milho produzido pela Fazenda 2P, localizada em Rio Verde (GO). Esta é a primeira vez que a cultura do milho recebe um tipo de certificação no Brasil. A produção de milho da Fazenda 2P alcançou o nível Bronze de certificação pelo cumprimento dos princípios básicos do programa, que incluem sistema de gestão integrado, adoção de boas práticas agrícolas, preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores, além de atendimento rigoroso à legislação brasileira. A certificação foi conquistada por meio do projeto piloto do programa Valore na cultura do milho.
Antonio Pimenta, proprietário da fazenda e também sócio da distribuidora Tec Agro, está bastante satisfeito com o programa de certificação oferecido pela Bayer CropScience. “Os resultados foram extremamente positivos, pois obtive um preço de venda 15% maior do que o praticado no mercado. Por esta razão, além de continuar no programa Valore, vou recomendá-lo aos clientes da Tec Agro para a próxima safra de milho”, afirma.
Em apenas seis meses, a produção da Fazenda 2P alcançou o nível Bronze, sendo que agora o produtor vai trabalhar para atingir os níveis Prata e Ouro, que viabilizarão a conquista de certificações internacionais como Globalgap, certificação de segurança alimentar, e Fairtrade, de comércio justo, entre outras.
“O certificado do Valore é fornecido pela Bayer CropScience após validação da TÜV Rheinland, uma das principais empresas de certificação do mundo. Ao participar do programa, os produtores são orientados e acompanhados durante toda a safra por uma equipe especializada que avalia e indica as melhorias necessárias para atingir os padrões de certificação, fornecendo treinamento e apoio técnico”, diz Luiz Dinnouti, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience.
Para o coordenador de certificação de alimentos da TÜV Rheinland do Brasil, Dirceu Ferreira, cuja equipe técnica desenvolveu os regulamentos e normas técnicas do Valore, a certificação do milho de forma sustentável representa um grande avanço para a commodity. “Trata-se de uma ação pioneira no Brasil, que deve mudar a concepção de cultivo dessa cultura no País, bem como abrir novos mercados aos produtores, que agora passam a oferecer um produto com grande diferencial competitivo”, observa Ferreira.
O equivalente a 720 toneladas da produção certificada pelo programa Valore foi vendido pela Fazenda 2P à Kowalski Alimentos, empresa de moagem e comercialização de produtos de milho. “Compramos milho de diversos produtores, mas o da Fazenda 2P é o único que tem certificação. Por esta razão, o preço pago foi mais elevado, o que demonstra que o mercado valoriza e tem interesse neste tipo de produção”, relata Altair Domingos do Amaral, gerente operacional da Kowalski.
Criada pela Bayer CropScience, a certificação Valore garante que a produção é segura, obedece à legislação vigente, segue as boas práticas agrícolas, respeita o meio ambiente e a sociedade. O objetivo do programa é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, certificando a produção responsável de alimentos, fibras e culturas energéticas. Com esta certificação, os parceiros do programa poderão realizar novos e melhores negócios no mercado externo, que já exige essas certificações para a comercialização de alimentos e bebidas. Além do milho, a certificação Valore está disponível para a cultura da uva e, em 2011, também será estendida para a soja e o tomate industrial.
As informações são da assessoria de imprensa da Bayer CropScience.