Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho do MT está comprometido

Atraso no plantio já provoca perdas na safrinha de milho que será colhida em junho do ano que vem.

Milho do MT está comprometido

O atraso no plantio da soja na safra 2010/2011 já provoca perdas na safrinha de milho que será colhida em junho do ano que vem. A falta de chuva é única responsável pela vagarosa evolução do plantio da oleaginosa, que até o momento alcança 1,7% da área, ou seja, 106 mil hectares de um total de 6,2 milhões de hectares. Nesta mesma data do ano passado, 14% da área havia sido semeada em Mato Grosso, o que correspondia a 847 mil hectares, conforme mostra o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De acordo com o Imea, 2 dos maiores pólos produtores no Estado, Lucas do Rio Verde e Sapezal, que estavam com 30% e 25% da área semeada no mesmo período de 2009, estão nesta safra com 3% e 6%, respectivamente.

Essa diferença de 12,3 pontos percentuais, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, deverá diminuir o tamanho da área plantada durante a safrinha, que começa em fevereiro. “O que for plantado em outubro deste ano, será equivalente a área destinada à safrinha”. Ele explica que os poucos produtores que já semearam a oleaginosa talvez terão refazer o plantio, aumentando os custos. “A chuva foi pouca para incentivar o desenvolvimento da planta”. Dessa forma, se for somente considerar o custo com a semente, o produtor mato-grossense terá que desembolsar entre R$ 93 (Centro-Sul) e R$ 175 (Nordeste)/hectare.

Arresto – Hoje (13/10), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e o superintendente da entidade, Seneri Paulo, se reúnem em Campo Novo do Parecis (a 396 km de Cuiabá) com 2 juízes da região. O objetivo é explicar a preocupação dos produtores quanto ao arresto das máquinas que vem ocorrendo em alguns municípios. O mais grave é que a ação ocorre durante o plantio do grão.