Redação (24/03/2009) – A temporada de feiras já está movimentando o setor agrícola em diversas partes do Brasil, e trouxe boas notícias aos agricultores. Em alinhamento a um de seus compromissos estratégicos – o compartilhamento de tecnologias sustentáveis – a Monsanto marcou presença no ShowTec e no TecnoCampo, maiores eventos agrícolas realizados, respectivamente, no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em fevereiro e março, apresentando pela primeira vez aos agricultores o recém-aprovado Algodão Roundup Ready® (RR). No mesmo período, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de doze híbridos de milho contendo a tecnologia Roundup Ready2 (NK 603), que confere tolerância ao glifosato, das marcas Sementes Agroceres, Dekalb e Agroeste Sementes.
O Algodão RR, tolerante ao glifosato, foi desenvolvido pela Monsanto com o objetivo de possibilitar o controle eficaz e seguro de plantas daninhas que prejudicam a cultura do algodão, competindo por água, luz e nutrientes, causando problemas de qualidade da pluma além de perdas em produtividade. A tecnologia, já adotada em países como Argentina, China, Filipinas, Canadá, Estados Unidos e Austrália, foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em outubro de 2008. A Monsanto aguarda a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o uso de Roundup Transorb e Roundup WG em pós-emergência no algodão, para poder lançar comercialmente as sementes com essa tecnologia.
Os resultados experimentais no Brasil gerados em ensaios autorizados pela CTNBio e MAPA demonstram sensível redução no uso de herbicidas nas lavouras, o que simplifica o sistema de controle de plantas daninhas quando comparado ao algodão convencional. Um bom exemplo da alta penetração do produto são os índices de adesão à tecnologia nos Estados Unidos e na Austrália. Em 2006, 65% da área plantada de algodão nos Estados Unidos já era de Algodão Roundup Ready®, que obteve sua liberação comercial para plantio naquele país em 1997. Na Austrália, onde a primeira área comercial do produto foi plantada em 2000, 75% da área de algodão plantada já é de Algodão Roundup Ready®.
“Apesar das oscilações de mercado, continuaremos a investir em novas tecnologias que visam desenvolver soluções em linha com o compromisso da Monsanto, de buscar promover uma agricultura mais sustentável, com aumento da produtividade, preservação do meio ambiente e redução do uso de recursos naturais. Nossa expectativa é de que a tecnologia esteja disponível para o mercado brasileiro nas próximas safras”, afirma Rogério Diacov, gerente de produto Algodão da Monsanto.
Aprovados os registros comerciais de Milho Roundup Ready 2®
Comprovando o bom momento da biotecnologia agrícola no Brasil, também em fevereiro, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de doze híbridos de milho da Monsanto contendo a tecnologia Roundup Ready2® (confira no quadro abaixo a relação), que permite a aplicação do glifosato (herbicida não-seletivo de ação sistêmica) em área total sobre a cultura do milho sem causar fitotoxicidade para a cultura.
Esse diferencial promove um amplo espectro de controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas, anuais e perenes, e em diferentes estágios de desenvolvimento. O glifosato pode, ainda, ser aplicado em diferentes estágios de crescimento das plantas oferecendo flexibilidade no controle de plantas daninhas. “Outros fatores importantes dessa tecnologia são o menor impacto ambiental, a baixa toxicidade do glifosato e a ausência de problemas com efeitos residuais nas culturas em sucessão”, diz César Barros, gerente de produto Milho da Monsanto.
Com o registro dos híbridos, falta apenas a aprovação do uso do herbicida Roundup em pós-emergência, a última etapa do processo de liberação comercial, para que o produto chegue aos agricultores brasileiros.
O cultivo comercial do milho Roundup Ready2® está aprovado, atualmente, nos EUA, Canadá, Argentina, África do Sul, Filipinas e Colômbia, além de contar com aprovação para importação nos países membros da União Européia, Japão, México, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Taiwan, Coréia do Sul, China e Singapura.
Confira a relação de híbridos de milho registrados com a Tecnologia Roundup Ready2® :
Sementes Agroceres:AG 7000RR2 (Nº 25168); AG 7088RR2 (Nº 25170); AG 8060RR2 (Nº 25166); AG 8088RR2 (Nº 25165); AG 9020RR2 (Nº 25169).
Dekalb: DKB 393RR2 (Nº 25168); DKB 177RR2 (Nº 25171); DKB 234RR2 (Nº 25172); DKB 245RR2 (Nº 25174); DKB 330RR2 (Nº 25173); DKB 390RR2 (Nº 25175).
Agroeste Sementes: AS 1596RR2 (Nº 25164).