Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho gaúcho

<p>Rio Grande do Sul inicia o plantio do cereal. Área foi reduzida por causa do baixo preço do grão.</p>

O plantio de milho da safra de verão já começou, no Rio Grande do Sul. O baixo preço do grão e a preocupação com o clima fizeram muitos agricultores reduzirem a área de cultivo.

O trabalho da plantadeira do agricultor Donato Williams foi reduzido pela metade na lavoura em Cruz Alta, no noroeste gaúcho. Dos 92 hectares cultivados com milho na safra passada, agora ele vai plantar apenas 45. “Em função da rotação de pragas, principalmente ervas daninhas, obrigatoriamente temos que plantar milho para combater eficientemente. Por questões econômicas, não vale a pena”, explica o agricultor.

A cotação da bolsa de 60 quilos do grão gira em torno de R$ 16. Esse preço é considerado inviável pelos agricultores na hora de fazer as contas do custo de produção por hectare. O reflexo desse desanimo dos produtores em relação ao milho será uma redução de até 20% na área plantada no Rio Grande do Sul, segundo a Emater. Isso significa 300 mil hectares a menos em relação a safra passada.

A previsão do mercado é de que a cotação do produto continue em baixa. “Existe ainda uma grande quantidade no centro oeste de milho colhido na safrinha passada. O produtor de lá com dificuldade de vender isso. Então, a oferta ainda é muito grande e vai dificultar bastante a comercialização da safra”, explica o técnico agrícola Sérgio Fahl.

No Rio Grande do Sul, devem ser plantados 1,125 milhão de hectares com milho. Quatro por cento da área já está semeada.

A saca do milho está sendo vendida no Rio Grande do Sul, em média, por R$ 16,60.