O último levantamento de safra realizado pelo Imea apurou mais um leve incremento de área plantada no estado, especialmente nas regiões Médio-Norte e Norte, totalizando assim 1,8 milhão de hectares. Esse montante equivale a 29,6% da área plantada de soja e a maior utilização de área até o momento foi possível devido ao ciclo mais antecipado desta primeira safra.
O mercado de milho incessantemente considerado “sem liquidez”, neste mês de fevereiro alcançou 92,7% negociado. Essa evolução de 3,3 pontos percentuais em sua grande maioria se deve a trocas realizadas por pacotes para custear o que está sendo plantado, acresta o estudo técnico divulgado nessa segunda-feira (01/03) pelo Imea.
O mercado do milho disponível semana passada se manteve sem novidades, ou seja, continua na tendência de baixa dos últimos meses. Esta situação favorece que o mercado continue inoperante e que os vendedores encontrem adversidades para atingir o preço desejado, aponta o instituto.
No Médio-Norte, por exemplo, as indicações de compra foram escassas, com preços médios de R$ 6,29/sc em Sorriso. O preço médio de Campo Verde é R$ 8,29/sc, está 42% menor que o do mesmo período de 2009.