Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho no RS

Produção do cereal no Rio Grande do Sul aumenta e anima os produtores gaúchos. Híbridos dominam safra.

Os produtores de milho do Rio Grande do Sul estão satisfeitos com a produtividade das lavouras. Clima, preço e sementes de qualidade têm garantido o bom momento da cultura. Os agricultores afirmam que estão colhendo em torno de 20 a 30% a mais do que no ano passado.
   
Os irmãos Luiz Carlos e Ervino Vescovi, que têm terras em Bento Gonçalves e Vespasiano Corrêa, não tem do que se queixar. “Plantamos o milho CD 384Hx pela primeira vez e nos surpreendemos com o tamanho das espigas. O visual dele é muito bonito e chamou a atenção, inclusive da vizinhança, que para na nossa lavoura para ver”, comentou Ervino Vescovi.
   
Os irmãos estão colhendo em média 230 sacas por hectare. Nunca haviam colhido tanto, mesmo usando sempre a tecnologia recomendada por técnicos. “Vamos continuar com a Coodetec, principalmente pelo bom arranque, enraizamento
 e alta produtividade”, disse Vescovi.
   

Além do híbrido CD 384Hx, os produtores gaúchos também estão gostando dos resultados do milho CD 308. Este híbrido está disponível no programa Troca-Troca, destinado a mini e pequenos produtores de milho do Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário de Agricultura de Vista Alegre do Prata, Valdir A. Cortellini, o milho mais procurado em seu município é o CD 308. “Principalmente para quem trabalha com silagem, a Coodetec oferece as melhores opções. Nossos produtores estão muito satisfeitos com a qualidade dos híbridos”, explicou Cortellini.
   
Para o secretário de Agricultura de Arvorezinha, Ronaldo Minusculli, é fácil trabalhar com o milho da Coodetec, pois possui como características principais qualidade e alta produtividade. “É sempre o primeiro que sai. Quem ainda não conhece, precisa experimentar. Aqui em Arvorezinha, aprovamos e recomendamos os híbridos da Coodetec”, destacou.
   
Neste ano, o programa Troca-Troca terá tecnologia Bt disponível ao produtor. A Coodetec trará para a próxima safra o híbrido precoce CD 397YG. Este híbrido, além de alta produtividade e sanidade foliar, possui maior volume de silagem com participação de grãos.
 
Características dos híbridos CD
Entre os híbridos cultivados em toda a região Sul do Brasil, os Coodetec estão entre os mais produtivos. O compromisso com a produção e a alta tecnologia empregada nas sementes, fazem da Coodetec uma importante aliada do agricultor. “A nossa pesquisa trabalha arduamente, todos os dias, para garantir as melhores sementes ao produtor. Nosso portfólio apresenta opções do menor até o alto investimento, grãos de alta produtividade, com resistência a nematoides e outras pragas da lavoura”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.
   
Um bom exemplo da alta tecnologia concentrada no lançamento de uma semente é o híbrido CD 384Hx. O produtor, que já teve acesso a este milho, comprovou sua eficiência com os bons resultados de colheita. Este híbrido possui alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção, além de garantir proteção contra duas pragas: a lagarta-do-cartucho e a broca-da-cana. É, também, uma excelente opção para quem produz silagem. As informações partem da Assessoria de Imprensa da cooperativa Coodetec.