Um navio proveniente do Paraguai está atracado ao porto da Praia, capital de Cabo Verde, para descarregar 10,5 mil toneladas de milho produzidas naquele país latino-americano ao abrigo do projecto “Ilha Verde”, noticiou o jornal cabo-verdiano A Semana.
Aquele projecto, que pretende produzir cereais em grandes extensões de terreno no Paraguai para os mercados cabo-verdiano e da costa ocidental de África, destina-se ainda a manter as reservas de cereais em Cabo Verde e fomentar o sector da pecuária.
O engenheiro agrónomo e coordenador da sociedade promotora do projecto, Adriano Pinto, disse tratar-se da segunda descarga de milho produzido no Paraguai.
O projecto “Ilha Verde” permitiu garantir o abastecimento do mercado do arquipélago e baixar o preço do cereal, que passou de 44 mil escudos por tonelada em 2013 para 25 mil escudos por tonelada este ano.
Adriano Pinto disse também estar já em execução o cultivo de soja e de trigo e em menor quantidade de fruta e cana-de-açúcar em terrenos comprados pelo governo de Cabo Verde na década de 80 no Paraguai.