Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho safrinha bem desenvolvido no PR

O clima tem ajudado e os agricultores confiam numa boa safra.

Redação (16/03/2009)- O tempo tem sido aliado dos produtores do oeste do Paraná. Em Cascavel a chuva está caindo na hora e na quantidade ideal para o milho safrinha, que está se desenvolvendo bem.

“Felizmente, para o produtor, digamos que já começou com o pé direito. Até o momento as condições climáticas são favoráveis ao bom desenvolvimento da cultura de milho safrinha”, explicou Jovelino Pértile, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura do Paraná.

De acordo com o último relatório divulgado pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, o Paraná deverá produzir na safrinha cerca de 5,8 milhões de toneladas de milho. Um aumento de 2,6% em relação à safrinha anterior.

O Paraná está indo na contramão do restante do país. O Estado é o único a prever aumento na produção. Os agricultores entenderam que era preciso investir em tecnologia e produzir mais para conseguir pagar os custos.

O agricultor Zeca Zardo foi um dos que acreditaram que valia a pena apostar no milho safrinha. O custo de produção em 2008 foi de R$ 1.280,00 por hectare. Este ano, o investimento foi R$ 1.440,00. O preço dos insumos se manteve. A diferença foi gasta em adubo e em sementes melhores. A lavoura está uma beleza. Para ficar perfeito, segundo o agricultor, só faltava o preço melhorar.