A região do Noroeste de Minas foi a maior produtora de grãos do Estado no ano de 2013. A posição foi garantida após uma safra 2,9 milhões de toneladas. A quantidade corresponde a 23,8% da colheita estadual. Os números foram divulgados pelo IBGE e mostram um equilíbrio entre as principais regiões produtoras de Minas Gerais. A produção total do Estado no ano passado foi de 12 milhões de toneladas.
O segundo lugar ficou com o Triângulo Mineiro, com 2,8 milhões de toneladas. Uma participação de 23%. Logo em seguida, aparece o Alto Paranaíba, com 2,6 milhões de toneladas, que equivalem a 22% da safra mineira.
“Os números mostram que temos uma agricultura forte em diferentes regiões. A diversificação da produção agrícola é uma característica do Estado. O Sul de Minas, por exemplo, tradicionalmente conhecido pela produção de leite e café, também tem uma produção expressiva de grãos, de aproximadamente 1,7 milhão de toneladas”, explica o secretário de Agricultura de Minas, Zé Silva.
Municípios campeões
O estudo do IBGE também mostra que Unaí, no Noroeste, manteve a liderança na produção de grãos entre os municípios de Minas. No ano passado, foram colhidas 836,7 mil toneladas. Uberaba, no Triângulo Mineiro, ocupou a segunda colocação, com 737,9 mil toneladas. O terceiro posto ficou com Paracatu, também no Noroeste, com 518,5 mil toneladas. Os municípios que completam a lista dos dez principais produtores são: Buritis (Noroeste), Uberlândia (Triângulo), Perdizes, Sacramento, Coromandel (Alto Paranaíba), Guarda-Mor (Noroeste) e Ibiá (Alto Paranaíba).