Da Redação 02/09/2005 – Duas novas cultivares de soja para os cerrados de Roraima serão indicadas aos produtores no dia de campo que a Embrapa realiza nesta sexta, dia 2, das 9h às 12h, no campo experimental Água Boa, em Boa Vista (RR). No dia de campo também serão apresentadas tecnologias para as culturas anuais do milho, feijão caupi, girassol, arroz, sorgo e plantio direto, para a região do lavrado.
A nova recomendação será das cultivares de soja BRS Carnaúba e BRS Raimunda, que foram testadas e avaliadas pela Embrapa Roraima em dois locais de Boa Vista nos últimos três anos.
O pesquisador da Embrapa Roraima, Vicente Gianluppi, afirma que tanto a BRS Carnaúba quanto a BRS Raimunda são bastante produtivas. A BRS Carnaúba, por exemplo, supera em 8% a média de produtividade das cultivares BRS Sambaíba e BRS Candeias, também recomendadas para Roraima.
Nos campos experimentais da Embrapa Roraima, em condições de cultivo controladas, a produtividade da soja Carnaúba foi de 4.210 quilos por hectare e da soja Raimunda foi de 4 mil quilos por hectare.
A BRS Carnaúba, em Roraima, apresenta ciclo de maturação médio, ou seja com ciclo de 115 dias desde quando emerge até sua colheita. Já a BRS Raimunda é de ciclo tardio, com 125 a 130 dias, constituindo-se como uma alternativa para os produtores plantarem no início do período das chuvas, entre o mês de abril e o início de maio. Ambas são resistentes às doenças cancro da haste e mancha de olho-de-rã.
Os trabalhos da Embrapa Roraima para a seleção dessas cultivares foram realizados pelos pesquisadores Vicente Gianluppi, Daniel Gianluppi e Oscar José Smiderle. Desde o início das pesquisas de soja no Estado, em 1981, a Embrapa Roraima já disponibilizou 12 cultivares, passando agora para 14. Para o próximo ano agrícola, os produtores poderão adquirir as sementes de soja Carnaúba e Raimunda nas empresas de sementes habilitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.