Da Redação 06/08/2004 – 10h56 – A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança para a próxima safra duas cultivares: um híbrido simples de milho e um híbrido de sorgo granífero. O lançamento oficial do BRS 1030 e do BRS 310 acontecerá em Cuiabá-MT, no próximo dia 30 de agosto, durante o XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo.
O milho que está sendo lançado pela Embrapa é resistente às principais doenças foliares que atacam a cultura no Brasil, causadas por Cercospora, Puccinia polysora e Phaeosphaeria maydis. O BRS 1030 é recomendado para plantio nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, além do Norte paranaense e de Barreiras-BA. Híbrido simples, ele tem potencial genético que possibilita alta produtividade, tanto em ambientes acima como abaixo dos 700m de altitude.
Outras características do BRS 1030 são a ótima estabilidade de produção e a muito boa resistência ao acamamento e ao quebramento do colmo. O novo milho da Embrapa é indicado para os produtores rurais que utilizam alta tecnologia em suas lavouras. Esse é o terceiro híbrido simples lançado pela empresa, que desenvolveu também o BRS 1010 (em 2002) e o BRS 1001 (em 2001).
A Embrapa Milho e Sorgo está lançando também o híbrido de sorgo BRS 310, indicado para plantio no sistema de sucessão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e nas condições do Semi-Árido do Nordeste. Ele apresenta boa resistência a três das principais doenças que atacam a cultura do sorgo no Brasil: antracnose, cercosporiose e helmintosporiose.
O BRS 310 é resistente ao acamamento e tem boa tolerância à seca e à toxicidade de alumínio do solo. Outra característica do novo sorgo da Embrapa é sua alta capacidade de rebrota. Esse é o quarto híbrido de sorgo granífero sem tanino lançado pela Embrapa, que desenvolveu ainda o BR 304, o BRS 306 e o BRS 307.