Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novos híbridos de soja prometem imunidade à seca

<p>A nova cultivar estará disponível ao mercado norte-americano em 2012 e, depois, será solicitada autorização para uso no Brasil.</p>

Redação (28/08/2008)-  A falta de água para a agricultura é o foco de novas pesquisas em biotecnologia. A Monsanto investe 100 milhões de dólares para desenvolver híbridos de milho resistentes à seca. Segundo o diretor de tecnologia e novos produtos da empresa, David Songstad, a nova cultivar estará disponível ao mercado norte-americano em 2012 e, depois, será solicitada autorização para uso no Brasil. O objetivo é ter rendimento de 300 bushels por acre em 2030, o dobro da atual. Mais do que elevar a produção, a meta também é desenvolver variedades com maior teor de óleo, que são mais lucrativas. Para isso, os laboratórios de St. Louis, no Missouri (EUA), utilizam tecnologia empregada na medicina para escolher os melhores grãos, como análise com luz (espectrofotometria) e equipamento de ressonância magnética, que mede peso e oleosidade de cada grão e seleciona os 10% melhores.

Pesquisas sobre a soja incluem cultivares ricas em ômega 3, obtidas a partir do gene de um micróbio presente na alga que serve de alimento ao salmão. "Queremos reduzir a gordura saturada do óleo de soja e torná-lo semelhante ao de canola", salienta Songstad. A meta é aumentar o valor agregado. "Pretendemos elevar o preço do óleo em até três vezes com base na maior aptidão para produzir etanol ou proteína para ração", diz o diretor de relações em biotecnologia, Richard Schumacher.