Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Opção: Sorgo

Resistência, proteção do solo e baixo investimento.

Da Redação 13/08/2003 – O sorgo (Sorghum bicolor) é uma planta originária do continente africano e, por esta razão, bastante resistente às condições climáticas adversas, como o calor. Comparando com o milho, necessita de menor quantidade de água. Entre as principais aplicações estão a fabricação de farinhas e como alimentação animal, sendo muito nutritiva.

Outra vantagem é quanto ao seu cultivo. Isso porque o plantio e a colheita são realizados em período de ociosidade do maquinário agrícola, aumentando a produtividade desses equipamentos e, conseqüentemente, gerando maiores lucros.

O plantio do sorgo ocorre sempre após as culturas de verão, como o milho, feijão e soja e a colheita acontece nos meses mais secos, durante o inverno. O período de semeadora varia de acordo com a região do País. No caso da região Sul, é em novembro e dezembro. O cultivo do sorgo é uma boa opção para a região, principalmente para a safrinha. O sorgo é bem aceito pelos animais, tanto para pastoreio como para silagem de planta inteira ou mesmo para silagem de grão úmido, esta última, aplicada na propriedade.