Brasil e Rússia assinaram nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, protocolo que determina medidas fitossanitárias para o comércio de produtos de origem vegetal, principalmente a soja, entre os dois países. O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques, e pelo Chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia, Sergey Dankvert.
O protocolo estabelece medidas que facilitam a emissão de certificados fitossanitários de grãos seguindo a Norma Internacional de Movimentação de Produtos Vegetais (NIMF 12). O documento foi apresentado à delegação russa durante reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, que ocorreu em Brasília nos dias 18 e 19 de fevereiro.
O diretor de Departamento de Sanidade Vegetal, Cosán Coutinho, avalia que o acordo emite mais segurança às partes, já que facilita o comércio entre os países. “Há dois anos o Brasil vem solicitando à Rússia um acordo que agilizasse o processo de exportação e importação, inclusive da soja”, disse.
Além de autoridades do Ministério da Agricultura e da delegação russa, estiveram presentes na reunião, representantes da Associação Brasileira de Frigorifícos (Abrafrigos) e seus associados.