Da Redação 08/04/2003
EUA O Alto Mississippi foi aberto para o trânsito de barcaças esta semana.
União Européia (UE) A Comissão de Administração de Grãos abrirá novas licitações para o fornecimento de 359 mil toneladas de milho e 200 mil toneladas de sorgo para a Espanha no dia 24 de abril. Estas serão as últimas licitações emitidas pela comissão para o ano agrícola de 2002/2003.
Filipinas Os empréstimos dos EUA, alocados sob o programa PL 480, para as Filipinas, contemplam US$ 20 milhões para arroz e US$ 2 milhões para sorgo e ervilhas para ração animal.
Indonésia O Governo da Indonésia, a princípio, colocou uma proibição na importação de milho e soja da China, em função de problemas com Febre Aftosa, no entanto, mais trade recuou da medida.
Índia Por causa de atrasos nos embarques de trigo para ração para vários países, incluindo a Coréia do Sul e as Filipinas, os países importadores de trigo da India estão tendo que comprar mais trigo ou milho e/ou outros produtos alternativos, para substituir o trigo para ração contratado com a India. A produção de grãos forrageiros da Índia caiu de 33,9 milhões de toneladas em 2001-02 para 25,1 milhões de toneladas em 2002-03 devido à falta de chuvas e altas temperaturas.
Argentina Em 28 de março, 41% do milho e 22% da soja já tinham sido colhidos.
Austrália O próximo navio da Grã Bretanha, com trigo para ração, será embarcado em meados de Abril, subindo para 300 mil toneladas o total importado da Grã Bretanha pela Austrália.
Casaquistão Os embarques de grãos, em março, cairam para 390 mil toneladas devido a atrasos no Mar Negro e Portos da Estônia.
Embarques foram mencionados porque isto afetou a exportação da Ucrânia e da Rússia. Transporte ainda é um fator crucial no comércio mundial e efeitos de congestionamento e situação de guerra são altamente prejudiciais ao fluxo de commodities no comércio internacional.
China Mais 10 companhias foram autorizadas a operar no mercado mundial de commodities. Incluída entre elas está um importante exportador, o Jilin Grain Group. As empresas préviamente aprovadas incluiam: COFCO, China Ocean Shipping, China Grains e Oils Group Corp.