A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, CTNBio, aprovou para comercialização no Brasil, híbridos de milho com a combinação das tecnologias Herculex I e Roundup Ready 2 ou eventos TC1507 e NK603, respectivamente.
A combinação destas duas tecnologias confere ao milho proteção contra algumas espécies de insetos da ordem lepidóptera, a exemplo da Spodoptera frugiperda (lagarta do cartucho) e Diatraea saccharalis (Broca-da-cana), e também resistência a herbicidas que contenham como princípio ativo a molécula de glifosato e glufosinato de amônio.
Com esta liberação os agricultores brasileiros terão acesso ao que há de mais atual em termos de tecnologia de milho geneticamente modificado, e assim, poderão usufruir dos benefícios destas duas tecnologias associadas.
Dentre os benefícios avaliados até o momento se destacam a maior produtividade, a melhor qualidade do grão colhido e o melhor aproveitamento dos recursos dentro da propriedade, como mão-de-obra, máquinas e equipamentos, além do menor impacto ambiental.
A Pioneer, líder em genética combinada com novas tecnologias, disponibilizará vários híbridos com volume em escala comercial, para que os agricultores possam experimentar e comprovar no campo os benefícios destas duas tecnologias associadas.
Os híbridos com as tecnologias combinadas Herculex I e Roundup Ready 2 marcam definitivamente mais um avanço tecnológico, colocando o agricultor brasileiro numa posição de destaque no agronegócio mundial, oferecendo maior competividade.
Com uma rede de estações de pesquisa estrategicamente localizadas em Passo Fundo/RS, Toledo/PR, Itumbiara/GO, Brasília/DF, Sorriso/MT e Palmas/TO, a Pioneer desenvolveu ao longo dos seus 37 anos de Brasil, uma linha completa de híbridos, conferindo uma posição de liderança no mercado de genética combinada com novas tecnologias.