Da Redação 23/01/2003 – O ano de 2002 trouxe uma série de boas surpresas para a empresa Pioneer, líder no mercado de sementes de alta tecnologia no Brasil. Além de ser um ano especial, pois foi quando a empresa comemorou seus 30 anos no Brasil, este foi o terceiro ano consecutivo em que alcançou seu record de crescimento, atingindo a marca de 1.700.000 de hectares de milho plantados com suas sementes e mais de 500.000 hectares de soja. Além disso, seguindo seu foco em informação técnica de qualidade, a empresa inovou, lançando projetos inéditos em todo o Brasil e recebendo, ainda mais, a aprovação dos produtores brasileiros.
Prevendo um novo crescimento no ano de 2003, a empresa está planejando uma série de novos investimentos no Brasil, para aumentar, ainda mais, a qualidade de seus produtos e, também, para garantir a entrega dos volumes comercializará no próximo ano. Segundo Daniel Glat, Gerente Executivo da Pioneer, os investimentos da Pioneer envolvem novas estações de pesquisa de milho e de soja; contratações de novos pesquisadores; construção de uma unidade de classes superiores de soja; contratação de mais profissionais para as áreas de assistência técnica, logística e produção de sementes. Segundo ele, “tudo o que planejamos é para assegurar que os produtores brasileiros estarão sempre plantando sementes com alto potencial produtivo, estabilidade, boa tolerância a doenças, alto vigor e alta germinação – fatores que estão presentes nas Sementes marca Pioneer, safra após safra, ano após ano”.
Por outro lado, 2002 também marcou o lançamento de uma série de novidades – a empresa investiu pesado na difusão de informações técnicas, incluindo todos os canais de contato com o produtor no campo. Na Internet, a Pioneer remodelou seu site e possui notícias relacionadas à agricultura atualizadas diariamente. Além disso, lançou também uma newsletter, chamada “Atualidades Pioneer”, que envia gratuitamente por e-mail um resumo das principais notícias da semana para os produtores e técnicos de todo o Brasil. Além disso, a Pioneer também lançou uma série de outras novidades que beneficiaram produtores e técnicos de todo o Brasil, no intuito de transformar informação técnica de qualidade em aumento da tecnologia utilizada no campo.
Mantendo seu foco na informação técnica, a Pioneer também editou dezenas de folhetos e artigos técnicos que foram enviados para mais de 50.000 produtores e técnicos de todo o Brasil, através de jornais, revistas ou correspondências enviadas diretamente pelo correio.
Pesquisa de aprovação – Essas atitudes da Pioneer estão sendo aprovadas pelos produtores de todo o país. Segundo uma pesquisa recentemente editada, que entrevistou produtores de todo o Brasil, a Pioneer recebeu destaque absoluto em todos os quesitos analisados (aproximadamente 30). Entre estes quesitos, a Pioneer obteve um percentual de 37% quando a pergunta foi “Qual a empresa na qual você realmente confia?”, seguida pela segunda colocada que obteve 25%. Quando a pergunta foi “Qual a empresa em que os produtos valem o que custam?”, a Pioneer também saiu na frente, com um percentual de 24%. Quando foi questionado “Qual a empresa que te oferece a melhor assistência técnica?”, a Pioneer Sementes obteve um total de 33%, enquanto a segunda colocada somou um total de 24%. Já para a pergunta “Qual a empresa que você realmente gosta e admira?”, a Pioneer obteve 37% das respostas e a empresa segunda colocada somou 26%.
Segundo Daniel Glat, gerente executivo Nacional da Pioneer, a pesquisa mostra todo o empenho da empresa em estar sempre próxima dos produtores brasileiros. “Há mais de 30 anos trabalhamos para levar tecnologia e informações úteis para nossos clientes produtores e, assim gerar avanços para a agricultura brasileira. O aumento da produtividade do produtor brasileiro de milho nos últimos 10 anos e os resultados dessa pesquisa nos mostra que o nosso objetivo está sendo gloriosamente alcançado”, afirma Daniel.
Para a Pioneer, a reunião de uma série de fatores é que é responsável por todo o crescimento e aprovação que a empresa tem recebido no Brasil. Esses fatores, chamados de “arroz com feijão bem feito” pelo próprio Daniel Glat, são a reunião de presença técnica no campo, que coloca disposição dos produtores técnicos altamente qualificados; preocupação e investimentos em qualidade; investimento em novos produtos de acordo com as necessidades dos produtores brasileiros; oferecimento de informações técnicas de qualidade; melhoria no relacionamento com clientes e, principalmente, preocupação com a agricultura brasileira como um todo, pois se ela cresce e aumenta sua tecnologia, ganham os produtores e ganha o Brasil.