Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Plantio de nova safra de soja termina em MS

Cultivo do grão já foi concluído em todo o estado, diz Famasul. Produção desta safra deve ser 5% maior que a última, diz Conab. Clima preocupa produtores.

Plantio de nova safra de soja termina em MS

Na lavoura de 260 hectares do agricultor Miro Francisco Sponeinberg, o plantio já está concluído. Na fazenda, que fica em Ponta Porã, distante 346 quilômetros de Campo Grande, o cultivo da nova safra terminou há dez dias. Para ele as condições climáticas favoreceram o grão até agora. “O clima ajudou bastante, então o plantio foi fácil de fazer esse ano, foi sem atropelo, vamos dizer assim”, afirmou o produtor.

Segundo Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o plantio já foi concluído em todo o estado. De de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área destinada para a soja nesta safra é 3% maior que a passada.

Ainda segundo a Conab, o produtor poderá ter uma produtividade de três mil quilos de grãos por hectare, acima da média brasileira que é de 2,9 por hectare. A produção desta safra deve alcançar 5,4 mil toneladas de grãos, 5% maior que a última safra.
Apesar do otimismo do setor, após o plantio, o que preocupa os produtores é o clima, principalmente na região extremo sul do estado, onde nas últimas semanas ocorreram chuvas de granizo.

Cláudio Roberto Fabres é um dos produtores que tiveram de replantar a soja. A fazenda dele fica próximo ao município de Aral Moreira, região mais ao extremo sul do estado. A última chuva de granizo prejudicou parte da lavoura do produtor que manteve a mesma área plantada na safra passada, 600 hectares de terra. No início do ano o produtor perdeu mais de 80% da lavoura da safra, por causa das chuvas, mesmo assim ele está otimista e espera que o clima daqui pra frente ajude no desenvolvimento da planta para colher pelo menos 50 sacas por hectare.

“Os intemperes do clima é uma coisa que faz parte na nossa atividade, então a gente não pode se desesperar por isso, isso ai é normal tem que levantar a cabeça e procurar caprichar mais ainda de agora pra frente pra tentar atingir bons níveis de produção”, enfatizou ele.

O engenheiro agrônomo Neres Nunes de Almeida explica que, mesmo com a ocorrência de chuvas com granizo em algumas regiões do estado, as condições climáticas para esta safra tem sido favorável ao produtor. “Esse ano está ocorrendo, tudo bem, está chovendo uma vez por semana o sol está desenvolvendo muito bem, não temos problemas de doença nem de praga por enquanto, está tudo sendo controlado preventivamente”.