Redação (13/03/07)– Segundo a consultoria, os preços recuaram em 67% das praças analisadas.
A queda nos preços era esperada por causa do aumento da oferta de milho neste período de colheita. Apesar do recuo, a média das cotações do mês passado continua elevada e ainda é a maior dos últimos quatro anos.
Segundo a Céleres, em fevereiro o valor médio da saca de milho foi de R$ 20,5, bem acima dos R$ 16,1 do mesmo período do ano passado. Historicamente, quando os preços médios do milho encerram o ano em níveis altos, a tendência é que continuem em patamares altos no primeiro trimestre do ano seguinte, independente da expectativa de oferta.
Este movimento foi bem claro em 2003. Quando se confirma uma boa safra de milho, os preços caem. Neste ano, o cenário deve ser diferente em decorrência do ótimo momento do mercado internacional, que está dando sustentação aos preços do milho no mercado doméstico. Espera-se que a queda nos preços do milho seja amena frente ao atual nível de paridade de exportação, apesar da expectativa de uma safra recorde do cereal no Brasil neste ano agrícola. (AE)