Quase metade das lavouras de milho foram colhidas na região e a estimativa de produção é de 712 mil toneladas. Com o aumento da oferta, os produtores já começam a sentir os reflexos no preço.
No início deste ano a saca estava sendo vendida em Cascavel a R$ 23,00. Com a chegada da colheita já baixou para R$ 18,00.
“Com a entrada dessa safra nova temos uma natural queda dos preços. Esta queda está sendo ainda mais acentuada porque os preços internacionais também recuaram”, diz o analista de mercado, Camilo Motter.
Para enfrentar o mercado e a queda nos preços, o agricultor precisa de uma boa estratégia na hora de comercializar o milho. O agricultor Guido Bresolin já colheu 75% dos 280 hectares de milho que plantou. Vai guardar para vender mais tarde. “Vendemos sempre a safra em lotes, tanto de milho como de qualquer outro produto. A variedade é de 20% a 25% cada venda que fazemos para poder fazer uma média de preço no final do ano”, diz Guido. O Paraná é hoje o maior produtor de milho do País.