Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Preços dos grãos sobem após Rússia atacar Terminal Ucraniano no Rio Danúbio

Recentemente, as ações agressivas russas se voltaram contra o terminal de Reni, de acordo com informações fornecidas por autoridades ucranianas, agricultores de grãos e analistas de commodities

Preços dos grãos sobem após Rússia atacar Terminal Ucraniano no Rio Danúbio

De acordo com informações das autoridades do comando operacional sul da Ucrânia, os preços dos grãos aumentaram após a Rússia realizar um ataque a um terminal ucraniano localizado no rio Danúbio.

Esse ataque causou danos às instalações de armazenamento e é interpretado como uma tentativa russa de prejudicar a economia do país vizinho. Na semana passada, a cidade de Odessa foi atingida por mísseis russos, tendo como alvo as instalações portuárias.

Recentemente, as ações agressivas russas se voltaram contra o terminal de Reni, de acordo com informações fornecidas por autoridades ucranianas, agricultores de grãos e analistas de commodities. Esse terminal está localizado próximo à fronteira com a Romênia, um país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

specialistas em assuntos internacionais alertam que esse incidente representa um sério risco de escalada no conflito. No entanto, ainda não foram esclarecidos quais portos ucranianos no rio Danúbio foram alvos dos ataques russos.

Nos últimos meses, a Ucrânia aumentou a capacidade dos portos do Danúbio, para que servissem como uma rota alternativa para suas iminentes colheitas de grãos, tendo capacidade de transporte de mais de 2 milhões de toneladas. Na semana passada, a Rússia abandonou um acordo internacional para permitir que grãos ucranianos passassem pelo Mar Negro, ameaçando navios que viajam para os portos ucranianos. O Ministério da Defesa da Ucrânia emitiu uma ameaça de retaliação, afirmando que consideraria mirar em embarcações a caminho dos portos russos.

Neste cenário, os traders de grãos ucranianos começaram a aumentar a capacidade no rio Danúbio após a ação militar russa ter fechado os portos do Mar Negro, que normalmente embarcavam 95% das exportações de grãos ucranianos. Embora ainda comparativamente pequeno, o Danúbio se tornou uma saída importante para a Ucrânia. Embarcações transportavam grãos até o porto romeno de Constança, onde eram carregados em navios maiores para exportação.

Para a Ucrânia, o novo ataque indica que o país provavelmente terá que exportar seus grãos por via terrestre. As exportações por terra são mais lentas e mais caras, o que afetará as margens dos agricultores e exportadores, bem como a receita vital da Ucrânia.