Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção mundial de cereais bate recorde em 2008

<p>A produção mundial de cereais bateu recorde em 2008, com 2,24 bi de toneladas, alta de 5,4% em relação a 2007.</p>

Redação (19/12/2008)- A produção mundial de cereais bateu recorde em 2008, com 2,24 bilhões de toneladas, em alta de 5,4% em relação a 2007, indicou a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em relatório de estimativas publicado nesta quinta-feira. O essencial deste aumento se deve aos países industrializados, pois a alta nos países em desenvolvimento foi apenas "marginal", destacou a organização.

Apesar de os preços internacionais dos cereais terem caído nos últimos meses, os preços dos produtos alimentares continuaram altos nos países em desenvolvimento, comentou a FAO. "Eles inclusive aumentaram em alguns países, afetando a segurança alimentar das populações vulneráveis. No Afeganistão, na Eritréia e na Etiópia, os preços dos alimentos de base no melhor dos casos dobraram em relação aos níveis de um ano atrás", advertiu a organização.

Apesar de uma melhora das perspectivas de disponibilidades mundiais de cereais em 2008/2009, "33 países precisam de uma assistência externa devido às perdas de colheitas, a conflitos ou ao clima de insegurança e da disparada dos preços dos alimentos", lembrou a organização. Ela citou ainda o Zimbábue, onde 5,1 milhões de habitantes que sofrem de insegurança alimentar e da República popular democrática da Coréia com 8,7 milhões de pessoas (40% da população) que precisam urgente de ajuda alimentar.